segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Capítulo Estudantil SPE: Porta de entrada na indústria do petróleo


O QG do Petróleo diariamente recebe muitos questionamentos dos estudantes a respeito dos cursos mais indicados para  a carreira, quais atividades são importantes possuir no currículo e muitas outras perguntas.  Em diversos cursos de ensino superior existe um conselho que promove atividades, encontros, seminários, palestras para ajudar a formação dos futuros profissionais, no caso de estudantes de engenharia de petróleo não é diferente.

A Society of Petroleum Engineers (SPE) é uma organização técnica profissional dedicada ao avanço da tecnologia do petróleo, com mais de 88.000 membros em mais de 58 países espalhados em 6 continentes. Está estruturado com 152 seções e mais de 100 capítulos de estudantes.

A SPE Seção Brasil  é composta por jovens profissionais atuantes na indústria conhecidos como Comitê YP e cada membro do comitê tem uma função específica dentro da Seção Brazil. No entanto, se você é ainda universitário pode participar do capítulo da sua faculdade, seja como membro da diretoria, seja participando das atividades promovidas pelo capítulo. Essa forma de interação pode ser uma porta de entrada para a indústria, além de demonstrar liderança,  comprometimento, trabalho em equipe, os participantes do capítulo acabam construindo mais contatos com engenheiros e recrutadores das grandes empresas, pois um bom capítulo está sempre promovendo eventos, visitas técnicas,  palestras e recrutamento para os seus associados.


Para saber um pouco melhor sobre a importância do Capítulo Estudantil, não deixe de ler o artigo: Seja membro do capítulo SPE da sua universidade

Abaixo vocês lerão as dúvidas mais frequentes dos estudantes a respeito da SPE Seção Brazil e do Capítulo Estudantil.
III PetroBowl Brasil, Rio da Ostras: UFRJ, UENF, Universidad Central de Venezuela,UFF, PUC-Rio
 

Por que devo me associar à SPE?
 Primeiramente, a associação deve ser por livre escolha. A SPE é uma associação internacional e reconhecida cuja a missão é o intercâmbio de conhecimento. O acesso a toda a tecnologia desponível já seria motivo suficiente, no entanto, ao se associar, você parte de um grupo forte e estará contribuindo para o crescimento deste grupo. Entre as vantagens de ser um associado, além dos programas da SPE Int – Distinguished Lecture, Descontos em Congressos e Workshops, Acesso aos Grupos de Interesse Técnico e Assinatura da JPT, ao se associar você também terá acesso aos programas locais – Ciclo de Palestras Técnicas com disponibilização do material, Oportunidades de Desenvolver Habilidades através do Voluntariado e Networking Local. Novas atividades voltadas para os YP estão sendo estudadas para 2011, entre elas Visitas de Campo, I Workshop de YP, com foco no tema de Desenvolvimento de Carreiras e Grupo de Estudos.

Minha universidade não tem capítulo estudantil, mas eu gostaria de formá-lo. Como devo proceder?
Inicialmente, você deve juntar um grupo de no mínimo 15 associados à SPE e definir quem irá ocupar os cargos de diretoria. No link http://www.spe.org/groups/chapters/resources.php estão todos os detalhes de como criar um Capítulo Estudantil, bem como os formulários necessários. Depois de preencher esses requisitos, enviar os documentos por e-mail para brazil_section@spemail.org , a/c Dione Oliveira, com o título "Abertura de novo Capítulo Estudantil", solicitando uma carta de recomendação da Seção Brasil que deverá ser anexada ao pedido enviado à SPE Int. Para finalizar o processo, ao receber a confirmação
de abertura, enviar a lista atualizada de Diretores do Capítulo para o mesmo email. A cada nova eleição, as informações devem ser atualizadas no banco de dados da SPE Seção Brasil.

Quem faz parte do comitê de YP? Quais são as tarefas ao assumir um dos cargos de coordenação do comitê?
O comitê é formado por membros jovens da SPE com situação regularizada. Ao todo, serão 8 cargos de coordenação.
Além das responsabilidades específicas de cada cargo, todos os integrantes se comprometem com 4 atividades: fazer uma palestra em uma universidade para o Ambassador Lecture Program, falando da sua carreira e dos benefícios de ser um membro da SPE, enviar questões técnicas e não técnicas do tipo "quiz" para o banco de perguntas do Petrobowl, enviar ao menos uma coluna para esta publicação (de sua autoria ou não) e repassar os emails das nossas atividades à sua lista de contatos, para disseminação do conhecimento.

Fazer parte do comitê é a única forma de participar?
Não. Além de poder participar de todas atividades organizadas pelo grupo, se você deseja tornar-se um membro ativo, mas não se sente preparado para assumir as funções de um diretor do grupo, poderá par ticipar como colaborador, comparecendo às reuniões, enviando sugestões ou mesmo auxiliando algum dos sub-comitês.

Como eu posso me informar a respeito das futuras atividades do programa de YP?
As novidades são postadas em mídias sociais: no Blog da Seção Brasil (www.spebrasil.wordpress.com), no Linkedin (SPE Brazil Section) e no Twitter (/SPE_Brasil). Aqueles que têm o seu cadastro atualizado, recebem as informações também através de e-mail.

0 comentários:

Postar um comentário